Cristo e a Posse dos Sete Poderes pela Vitória Sobre o Inferno
Um breve acréscimo aos estudos anteriores
A todo o dito anteriormente, acrescente-se a impressionante Visão de João de Patmos do Cordeiro Imolado, o Cristo Ressurreto, em Apocalipse 5, sobre e para quem é entoado o louvor:
Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.
O Cordeiro Imolado logo antes é descrito com Sete Chifres e Sete Olhos, “que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra”. Essa imagem é antecipada pela Visão que João registra em Apocalipse 1, quando ele vê o Cristo Glorioso trajado como sumo sacerdote entre os Sete Castiçais (a Menorá macabeia) e portando Sete Estrelas na mão direita — isto é: tendo já a posse dos Sete Espíritos de Deus. A conquista divinal dos Sete Poderes Planetários decorre da Sua vitória sobre a Morte e sobre os Seis Monstros do Abismo — daí a Sua descida, do Sepulcro, aos “espíritos em prisão” (2 Pe 2:4 e 1 Pe 3:19–20). Nisto vemos uma recapitulação ou um antítipo da Cosmogonia, do divisado em Gênesis e ao longo dos fragmentos veterotestamentários que estudamos — a saber: de como YHWH-El conquistou os Sete Poderes pela Sua vitória sobre a Antiga Serpente do Mar e seus rebentos.
A conquista divinal dos Sete Poderes Planetários decorre da Sua vitória sobre a Morte…
O simbolismo apocalíptico se presta, por conseguinte, a justificar o entendimento cristão de que Jesus Cristo, Deus Filho, tem a posse da plenitude da divindade, da Transcendência divinal e da soberania absoluta sobre todo o Cosmos — do Inferno, da Terra e do Céu.
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. […]
… eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. […]
E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. — Apocalipse 5:3, 5 e 13
… É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações… — Mateus 28:18–19
Texto de minha autoria (como os demais deste canal) originalmente publicado em meu perfil pessoal do facebook em 11 de agosto de 2024.